Capoeira

Grupo de Capoeira do Mestre Grillo. Prado, BA.

Essas fotos foram parte de uma série de fotografias realizadas para a operadora de turismo PRADO BAHIA BRASIL. Foram 9 dias de viagem dentre diversas praias e destinos agenciados por eles na região, para levantamento de material para a confecção de um catálogo que será distribuído principalmente na Europa, em busca de turistas interessados em lazer, história e aventura em terras brasileiras. Agosto de 2012.

 ————————————————————

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, a capoeira é uma forma de expressão cultural, musical e de arte-marcial, utilizada para se libertarem da escravidão na luta contras os capitães-do-mato. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Todos devem aprender a cantar e tocar o berimbau, o pandeiro e o atabaque.

A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, que significa “o que foi mata”, através da junção dos termos ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”). Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena.

Repreendida pelo fazendeiros escravocratas, a capoeira era repreendida nas senzalas. Quando os capitães-do-mato visitavam os escravos para verem se tudo estava em ordem, estes dançavam lentamente ao som dos tambores com graça e leveza. Esta era a capoeira Angola. Quando os capitães-do-mato viam que aquilo era inofensivo, davam as costas e iam embora. Iniciava-se então a capoeira rápida e mortal, a que mais tarde, o bahiano Mestre Bimba denominaria Capoeira Regional.

 

 

2 comentário(s)
Comentário

Your email is never published or shared. Campos necessários estão marcados *

*

  • sofia santosOctober 11, 2012 - 4:06 pm

    Vitor, vc conseguiu captar toda a beleza da capoeira. Parece uma dança! 😀ReplyCancel

    • vitormacielOctober 11, 2012 - 5:36 pm

      A capoeira é mesmo uma mistura linda entre luta e dança, Sofia! No tempo da escravidão, era a arma que desenvolviam às escondidas para fugirem e montarem seus quilombos!ReplyCancel